segunda-feira, 10 de abril de 2017

Cantigas de Maldizer e Escarnio- Introdução



Essas canções fazem parte das cantigas chamadas de satíricas, diferente das cantigas de amor e de amigo que fazem parte das cantigas líricas, por apresentarem uma crítica a alguém e não fazem nenhuma idealização do amor. Elas têm o papel de criticar e satirizar a vida da corte (nobres e rei), o clero e ridicularizar o amor cortês.

As cantigas satíricas galego-portuguesas surgiram a partir do sirventês que era a sátira de Provençal. O sirventês tem esse nome por ser feita para um senhor, que serve um senhor, e também pelo fato de suas canções serem “cópias” de outras imitando estruturas e melodias pré-existentes nessas. Ele é dividido em três categorias: moral que trata de criticar a sociedade e sua degradação de moral, de virtude e até corrupção no poder, daquele período; política cujo assunto é a política propriamente dita, disputas de terras, cruzadas e demais guerras; e pessoal com o tema sendo a afronta a vida privada de outros cancioneiros (trovadores, segreis ou jograis). Existe ainda um outro tipo chamado sirventês literário que trata da estilística das canções, porém é classificado como subcategoria do sirventês pessoal por apresentar críticas agressivas a outros trovadores, geralmente sendo acusados por plágio ou afronta às regras cortesãs.

No início não foi uma modalidade da literatura galego-portuguesa muito explorada por sua linguagem chula, informal e seu caráter escatológico. Porém ela foi depois tida como valiosa pois possuía uma função informativa por demonstrar o contexto histórico-cultural da sociedade portuguesa daquela época demonstrando costumes e fatos histórico e sociais importantes para eles. Suas cantigas apresentam informações sobre a relação da população não nobre com a moral, a religião e a política indicando, assim, críticas a sociedade em geral.

A sátira trovadoresca medieval galego-portuguesa divide a crítica em social (a respeito da política, moralidade e religião) e individual (entre jograis, trovadores e segreis)

A modalidade satírica da literatura galego-portuguesa se divide em duas espécies: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. As duas espécies podem ser cantadas por voz feminina ou masculina, mas o eu lírico é sempre masculino. 


Temas geralmente apresentados pelas cantigas de escarnio e maldizer:

  • Disputas políticas. Exemplos: cruzada da Balteira, deposição do D. Sancho I e a entrega dos castelos ao Conde de Bolonha (se transformará em D. Afonso III)
  • Corrupção no poder

  •  Corrupção do poder eclesiástico 
  •  Fidalguia militar. Exemplo: a traição dos fidalgos na guerra de Granada
  • Ridicularização do amor idealizado nas cantigas de amor. Exemplos: as mentiras do amor, amor entre fidalgos e plebeias, freiras com cavaleiros militares, soldadeira e cancioneiro

  • Entre outros




Referencias:

https://palmeral3eso.wikispaces.com/file/view/LIRICAPOPULARMEDIEVAL.pdf
·         http://cantigas.fcsh.unl.pt/index.asp
·         http://www.clickescolar.com.br/caracteristicas-das-cantigas-de-escarnio-e-maldizer.htm
·         https://www.colegioweb.com.br/trovadorismo/as-cantigas-satiricas-de-escarnio-e-de-maldizer.html
·         http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/5954/sirventes/
·         https://pt.slideshare.net/HMECOUT/cantigas-de-escrnio-e-maldizer-9200416

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