segunda-feira, 3 de abril de 2017

O que é Trovadorismo?

    Trovadorismo foi um movimento poético e literário iniciado no século XI, no sul da França, na região da Provença. Nessa época as poesias eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde. O Trovadorismo atingiu o seu apogeu por volta de 1150 a 1170, na realeza de Provença e se espalhou pelo Norte da França e Itália.
    O Trovadorismo português teve seu apogeu durante o período, de cerca de 150 anos, que vai, genericamente, de finais do século XII a meados do século XIV. As cantigas medievais situam-se, historicamente, nos alvores das nacionalidades ibéricas, sendo em grande parte contemporâneas da chamada Reconquista cristã, que nelas deixa, aliás, numerosas marcas; entrou em declínio no século XIV.
    Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias. O rei D. Dinis (1261-1325) foi um grande incentivador, que prestigiou a produção poética em sua corte, tendo sido ele próprio um dos mais talentosos trovadores medievais com uma produção de 140 cantigas líricas e satíricas aproximadamente. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer. Apesar disso, a lírica medieval galego-português possui características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados. Marcou-se o início do Trovadorismo na península ibérica com a Cantiga da Ribeirinha, em 1198 ou 1189.
    O trovador era o autor das composições, podendo também executá-las, acompanhado de instrumentos. Na sua maioria das vezes, pertencia a aristocracia ou era um fidalgo decaído, explicando assim as suas múltiplas habilidades que requeriam, naquela época, uma educação cara. Quando o trovador não cantava, contratavam um jogral que andava de corte em corte, ou de cidade em cidade, para interpretar cantigas próprias e alheias. A diferença entre o segrel e o jogral é que o primeiro possuía um cavalo para se locomover, enquanto o segundo não. Por último, menestrel era considerado superior ao jogral por ter mais instrução e habilidades artísticas, sabia tocar e cantar.
    O Trovadorismo português foi documentado pelos chamados Cancioneiros, que são coletâneas de lirismo das cantigas cantadas no Trovadorismo galaico-português. Existem somente três desses coletâneas nos dias atuais: cancioneiro da Vaticana, cancioneiro Colocci-Brancuti e cancioneiro da ajuda. O primeiro foi copiado na Itália, entre o final do século XV e início do século XVI, encontrando-se depositado na Biblioteca do Vaticano, onde deriva o nome pelo qual é conhecido. Entre as suas 1205 cantigas, há composições de todos os gêneros. O cancioneiro Colocci-Brancuti, era chamado de cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa, também foi copiado na Itália, no mesmo período que o cancioneiro da Vaticana. Ele foi adquirido em 1924 por Portugal e posto na Biblioteca Nacional de Lisboa, possui 1664 cantigas de todos os gêneros. Já oncancioneiro de ajuda, foi composto no final do século XIII, durante o reinado de Afonso III, e das suas 310 cantigas, sua maioria é composta por cantigas de amor, encontrando-se na Biblioteca Nacional da Ajuda.

Bibliografia:
  • https://www.significados.com.br/trovadorismo/
  • https://www.todamateria.com.br/trovadorismo/
  • https://www.pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/cancioneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário