Semelhante às canções de escárnio, o rapper Gabriel Pensador, apresenta em suas músicas críticas ao âmbito políticos e sociais do Brasil e como as canções satíricas apresenta muito os conceitos morais da época e tem como foco a população em geral. O que une Gabriel Pensador e Cantigas de Escárnio é a presença de zombarias, sarcasmo, duplicidade de sentido nas letras, a não citação explicita do criticado e denúncias.
Presença no Rap "Fala Sério" de Gabriel Pensador de características das canções de escárnio:
- " Tem culpa eu, seu delegado?" - critica a polícia
- "Todos nós sustentamos criminosos. Eu confesso que sustento, sustento mas não gosto" e "Mas não é nada disso que você tá pensando. Eu tô falando dos bandidos que recebem impostos" - uso de "criminosos" tanto para traficantes, líderes de milícias e políticos (ambiguidade) e critica não explicita
- "Mas quem é que alimentam a miséria que oprime e empurra o favelado pro lado do crime?" - critica a sociedade em geral pela falta de atuação sobre o jovem necessitado
- "E tanta gente de braços cruzados. Parece que tá todo mundo combinado. O que eu sei vocês já sabem. Espero que eu tenha colaborado." Também, nesse trecho, é apresentada uma critica a sociedade.
A crítica a sociedade e a realidade sempre é algo muito explorado por artistas em todos os tempos da história.Com uma liberdade de expressão muito maior agora as críticas aumentaram.
Referência:
- www.usp.br/anagrama/
Nenhum comentário:
Postar um comentário